A dificuldade de se expressar é
um problema recorrente entre profissionais e está entre um dos principais
problemas que as empresas enfrentam para obter melhores resultados. Uma
informação mal transmitida e mal digerida causa conflitos nas equipes, o que,
além de improdutivo, é desgastante para todos os envolvidos. Seguem então
algumas dicas de como melhorar a comunicação e de como aprimorar sua capacidade
de se fazer entender no trabalho.
1.
TENHA
UMA META
Antes de começar
uma conversa, pense no resultado. Ter foco no objetivo final, faz com que a conversa flua com rapidez. Quando começar a falar, não faça “rodeios”, diga
logo ao seu ouvinte o que você pretende, revele em uma ou duas frases o que
será tratado.
2.
INCLUA
SEU INTERLOCUTOR
Um bom jeito de
ser ouvido com atenção é mostrar ao seu interlocutor que ele faz parte da
solução. Isso ajuda a outra pessoa a se compreender. Para incluir o outro na
conversa, use o pronome“nós”, o que deixa claro que há algo a ser
compartilhado, use o pronome “você” apenas para elogiar.
3.
MANTENHA
O RESPEITO
Ao conversar
sobre algum assunto mais delicado, demonstre respeito. Olhe nos olhos do outro
e sempre leve os argumentos dele em consideração. Fale com a pessoa e não para
a pessoa. Demonstre a todo instante que a conversa não é unilateral e que você também
está aberto à ouvir. Mantenha a firmeza, mas cuidado com a agressividade.
4.
PERGUNTE
MAIS
Procure compreender
a perspectiva da outra pessoa, fazendo perguntas que ajudem a esclarecer o
assunto. Se o assunto necessitar de esclarecimento, use perguntas amplas, tipo:
“Como você chegou a essa conclusão¿".
5.
ESCUTE
DE VERDADE
Quando uma
pessoa fala, nem sempre os outros escutam. Prestar atenção é uma qualidade
muito importante. Uma maneira de evitar devaneios durante a conversa é olhar
para a pessoa e não interrompe-la. Evite pensar mentalmente em uma resposta
enquanto o outro conversa, pois isso também distrai. Não vire estátua. Dê
sinais que está prestando atenção. Acenos com a cabeça e ou outras expressões
faciais também são maneiras de mostrar que está atento.
6.
FIQUE
ATENTO AO TOM
Nada pior do que
ouvir um pedido de desculpas ou um elogio que soa falso. A maneira com que as
pessoas entendem o que é dito, não depende apenas do conteúdo, mas também da
forma com que se fala. Lembre se que a postura corporal e o tom de voz,
transmitem mensagens. Evite o sarcasmo e fale com naturalidade.
7.
CUIDADO
COM A LINGUAGEM CORPORAL
Seu corpo fala
tanto quanto sua voz. Durante uma conversa cuide de sua postura e fisionomia. Verifique
sempre se há coerência entre o que você diz e o modo em que o seu corpo se
comporta.
8.
ARGUMENTE
COM EXEMPLOS
Evite ser impreciso
ou generalizar demais. Ao invés de dizer que a pessoa se atrasa, aponte casos
que provem seu argumento, como lembrar a ela que chegou tarde nos últimos dias.
No caso de uma reunião, tente usar exemplos e histórias para reforçar sempre a
sua argumentação.
9.
SAIBA
FICAR EM SILENCIO
Ficar calado,
pode ser muito útil. O silêncio permite a quem escuta ganhar tempo para
processar o que foi dito e a organizar os pensamentos antes de uma resposta
apressada. Ficar em silêncio não significa que você em uma reunião deve entrar
mudo e sair calado, mas suspender a fala por alguns instantes é bom para
proporcionar uma reflexão.
10.
PRATIQUE
A EMPATIA
A diversidade de
pontos de vista é enorme porque todo mundo tem os próprios valor e influências
que moldam o jeito de enxergar o mundo. Por isso uma das maneiras de tentar
entender é se colocar no lugar do outro e imaginar como você se sairia de
determinada situação. Pense, por exemplo, em como você gostaria de ser tratado
se estivesse no lugar do outro.
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