sábado, 5 de setembro de 2015

Soluções para melhorar a comunicação.


A dificuldade de se expressar é um problema recorrente entre profissionais e está entre um dos principais problemas que as empresas enfrentam para obter melhores resultados. Uma informação mal transmitida e mal digerida causa conflitos nas equipes, o que, além de improdutivo, é desgastante para todos os envolvidos. Seguem então algumas dicas de como melhorar a comunicação e de como aprimorar sua capacidade de se fazer entender no trabalho.

 
1.       TENHA UMA META
       Antes de começar uma conversa, pense no resultado. Ter foco no objetivo final, faz com que a conversa flua com rapidez. Quando começar a falar, não faça “rodeios”, diga logo ao seu ouvinte o que você pretende, revele em uma ou duas frases o que será tratado.
 
2.       INCLUA SEU INTERLOCUTOR
Um bom jeito de ser ouvido com atenção é mostrar ao seu interlocutor que ele faz parte da solução. Isso ajuda a outra pessoa a se compreender. Para incluir o outro na conversa, use o pronome“nós”, o que deixa claro que há algo a ser compartilhado, use o pronome “você” apenas para elogiar.
3.       MANTENHA O RESPEITO
Ao conversar sobre algum assunto mais delicado, demonstre respeito. Olhe nos olhos do outro e sempre leve os argumentos dele em consideração. Fale com a pessoa e não para a pessoa. Demonstre a todo instante que a conversa não é unilateral e que você também está aberto à ouvir. Mantenha a firmeza, mas cuidado com a agressividade.
4.       PERGUNTE MAIS
Procure compreender a perspectiva da outra pessoa, fazendo perguntas que ajudem a esclarecer o assunto. Se o assunto necessitar de esclarecimento, use perguntas amplas, tipo: “Como você chegou a essa conclusão¿".
5.       ESCUTE DE VERDADE
Quando uma pessoa fala, nem sempre os outros escutam. Prestar atenção é uma qualidade muito importante. Uma maneira de evitar devaneios durante a conversa é olhar para a pessoa e não interrompe-la. Evite pensar mentalmente em uma resposta enquanto o outro conversa, pois isso também distrai. Não vire estátua. Dê sinais que está prestando atenção. Acenos com a cabeça e ou outras expressões faciais também são maneiras de mostrar que está atento.
6.       FIQUE ATENTO AO TOM
Nada pior do que ouvir um pedido de desculpas ou um elogio que soa falso. A maneira com que as pessoas entendem o que é dito, não depende apenas do conteúdo, mas também da forma com que se fala. Lembre se que a postura corporal e o tom de voz, transmitem mensagens. Evite o sarcasmo e fale com naturalidade.
7.       CUIDADO COM A LINGUAGEM CORPORAL
Seu corpo fala tanto quanto sua voz. Durante uma conversa cuide de sua postura e fisionomia. Verifique sempre se há coerência entre o que você diz e o modo em que o seu corpo se comporta.
8.       ARGUMENTE COM EXEMPLOS
Evite ser impreciso ou generalizar demais. Ao invés de dizer que a pessoa se atrasa, aponte casos que provem seu argumento, como lembrar a ela que chegou tarde nos últimos dias. No caso de uma reunião, tente usar exemplos e histórias para reforçar sempre a sua argumentação.
9.       SAIBA FICAR EM SILENCIO
Ficar calado, pode ser muito útil. O silêncio permite a quem escuta ganhar tempo para processar o que foi dito e a organizar os pensamentos antes de uma resposta apressada. Ficar em silêncio não significa que você em uma reunião deve entrar mudo e sair calado, mas suspender a fala por alguns instantes é bom para proporcionar uma reflexão.
10.   PRATIQUE A EMPATIA
A diversidade de pontos de vista é enorme porque todo mundo tem os próprios valor e influências que moldam o jeito de enxergar o mundo. Por isso uma das maneiras de tentar entender é se colocar no lugar do outro e imaginar como você se sairia de determinada situação. Pense, por exemplo, em como você gostaria de ser tratado se estivesse no lugar do outro.  

 

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