Em
vez de rejeitar a crítica, se achar um fiasco ou culpar o chefe, saiba como
reagir bem na hora de discutir as relações no trabalho.
Feedback...afinal o que é?
É muito comum no meio
corporativo, usar a palavra feedback como forma mais branda de criticar os
outros. Trata se de um equívoco. Feedback negativo, não é sinônimo de crítica,
nem feedback positivo quer dizer elogio. Emitir opinião para alguém só vira
feedback quando a conversa tem objetivo de desenvolver quem recebe o conselho.
Há décadas as empresas
treinam gestores para darem feedback aos colaboradores para que os mesmos possam
render mais no trabalho. No fim das contas tem se o resultado: muito dinheiro
investido e pouco resultado obtido. Depois de anos de autoritarismo, muita
tensão e pouca melhora de desempenho, há no horizonte novas informações, que
podem tornar mais eficaz essa reunião de aconselhamento profissional. A boa
notícia: você que recebe feedback, está na situação de controlar o processo e
obter de seu chefe os melhores conselhos que precisa para trabalhar e entregar
melhores resultados.
Você está no comando
Embora as empresas se
empenhem cada vez mais para treinar os gestores para darem feedback, estudos
realizados recentemente mostram que o personagem central da atividade é quem
recebe a informação. Psicóloga Sheila Heen, professora da universidade de
Harvard, acredita que o receptor é o responsável por deixar a mensagem entrar e
processá-la corretamente a fim de poder melhorar seu desempenho.
Pesquisadores constataram
que o aprendizado e a melhora do desempenho, depende da maneira como
respondemos a informação que o gestor passa. Diante de uma avaliação ruim,
profissionais adotam atitudes defensivas e se recusam a aceitar o que acabaram
de ouvir.
Então, a proposta dos
pesquisadores é colocar em prática um método que permite uma assimilação melhor
e mais madura da opinião alheia. Basicamente, significa, respirar fundo e, ao
invés de responder mal, iniciar uma conversa produtiva com o chefe ou a pessoa
que está lhe passando o feedback. O resultado para o profissional é conseguir
efetivamente tirar algo de positivo da conversa, identificar pontos que realmente
devem ser melhorados e correr atrás do seu desenvolvimento com clareza.
Abaixo seguem dicas de como lidar com uma avaliação e como reagir a uma crítica:
ERRO
1 – SEM MÁS NOTÍCIAS
Entrar
em estado de negação total da crítica revelada.
Principais
frases
“Você
está errado!”
“Eu não sou assim!"
“Isso nunca aconteceu!”
“Eu não sou assim!"
“Isso nunca aconteceu!”
Reação
mais correta para esse caso
Tente
entender o que a pessoa realmente que dizer. Os rótulos costumam ser vagos e imprecisos,
é necessário investigar as intenções da pessoa. Faça isso, fazendo perguntas,
até chegar às verdadeiras razões.
ERRO
2 – MATAR O MENSAGEIRO
Colocar
a culpa em quem lhe deu a má notícia, ao invés de admitir o erro.
Principais
frases
“Quem
você pensa que é para me criticar?”
“Vejo
que você não me conhece direito.”
“Quem
precisa de ajuda é você!”
Reação
mais correta para esse caso
Primeiro,
separe “o que” do “quem” e não leve para o lado pessoal. Antes de discutir a
crítica, volte alguns passos e veja como está a relação. Só depois, procure
saber porque a pessoa está falando aquilo de você.
ERRO
3 – FRACASSO EXAGERADO
Incapacidade
de avaliar corretamente o tamanho do problema. Em outras palavras, “fazendo
tempestade de um copo d’água”.
Principais
frases
“Nossa,
o projeto deu errado e eu nunca vou me recuperar desse erro.”
“Não
cumpri a meta por que sou um incompetente.”
Reação
mais correta para esse caso
Preste
atenção para dar ao feedback a devida importância. Faça muitas perguntas para
assim tentar eliminar todas as dúvidas que seu julgamento pode ter criado. Concentre
se na oportunidade de aprender com a crítica feita.
Quando
não aceitar o conselho.
Há
sim, muitas razões para aceitar e dizer “sim” para uma crítica construtiva. Mas
nem todo feedback ajuda no desenvolvimento. Em alguns casos, até atrapalha.
Faça o teste:
1
– O feedback foi sobre a sua personalidade e não sobre seu comportamento?
Sim
_____
Não
_____
2
– Faltou abertura para o diálogo?
Sim
_____
Não
_____
3
– O gestor parece nunca estar satisfeito e sempre aponta um novo defeito?
Sim
_____
Não
_____
4
– No feedback o gestor insinuou algum aviso ou fez alguma ameaça?
Sim
_____
Não
_____
5
– Quando você explica ao gestor por que o feedback não foi útil, ele trata suas
observações com desdém?
Sim
_____
Não
_____
Se houver uma resposta “sim” para alguma dessas
perguntas acima, desconsidere o feedback. Se você acredita na boa intenção da
pessoa que lhe deu o conselho, conte a ela o porquê da sua decisão de não
aceitar. Essa franqueza é importante para ela saber que você entendeu a mensagem
dela e respeita a opinião.
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