segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Gestão à Vista

Gestão à Vista


Gestão à Vista trata-se de um sistema que possibilite que os principais itens de controle estejam em fácil acesso a toda a equipe, seja através de gráficos, dados ou informações gerenciais que permitam uma rápida e fácil visualização e interpretação dos mesmos.

Você já imaginou um jogo de futebol sem placar? Você vai ao jogo, vê um monte de gente correr para lá e para cá. Algumas vezes a bola entra na rede, as pessoas pulam para comemorar, mas não existe um registro do que aconteceu ali. Depois todo mundo volta para casa e nada é medido.
Você acha que haveria paixão pelo futebol? O placar de uma partida funciona com o mesmo princípio da gestão à vista, algo que acho ideal para todas as empresas. Tem a mesma função do painel de controle de um automóvel.
Se você pegar um carro e não sabe quanto tem de gasolina nem se a velocidade está certa, não vai conseguir gerenciar o momento certo de abastecer, de acelerar ou frear. Algo vai dar errado em algum momento, concorda?
Quem em sã consciência aceitaria voar num avião sem o painel de controle? 
Bem, gestão à vista vem para responder a questões como essas no universo das empresas. 
Colocar dados à vista para todos ajuda a calibrar onde deve estar concentrado o esforço individual para que o resultado coletivo seja alcançado. No entanto, não basta escolher qualquer indicador e estampá-lo nas paredes da fábrica ou do escritório.
Encontramos em certas empresas quadros de gestão à vista que só dão trabalho para quem executa e ninguém nunca lê. Por quê? Certamente porque apresentam os indicadores errados no local errado. Seria o mesmo que você estar num jogo de Flamengo e Corinthians e o placar mostrar o resultado de Fluminense e São Paulo.
Os indicadores devem ser mostrados às pessoas certas e devem atender a uma necessidade de controle. Você não precisa abrir números de uma área para a outra. Mas cada um precisa saber sobre o jogo que está jogando. 
Para divulgar o que é importante para as pessoas certas,  é preciso pensar especificamente em determinadas áreas. Nas fábricas, em vez de haver Gestão à Vista em quadros grandes num só ponto da linha de produção, seria preciso haver quadros menores, colocados estrategicamente em posições onde o controle é necessário, seguindo as instruções do padrão técnico de processos.
Outro fato que coloca o pessoal interessado na leitura dos quadros é a colocação de avisos com a informação de que brindes (pode ser coisas pequenas mesmo), serão oferecidos para quem for ao escritório e responder algo sobre uma informação que está disposta no quadro.
Vale tudo! Mas o bom mesmo é sempre manter o quadro atualizado e chamar as pessoas para que possam cultivar o hábito de ler diariamente o que se encontra escrito e colocado lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário